Untitled Document

Untitled Document
 
Revista Arquivos da Memória
   
fsdf

Arquivos da Memória Inicio »Revista Arquivos da Memória»Números Anteriores»2
 

2. Memória e Património / Mémoire et Patrimoine / Memory and Patrimony
Primavera/Verão 1997

coord. Ana Duarte e Ângela Luzia

Artigos

A Estética Ritualizada dos Totalitarismos.
Claude Rivière

Resumo
A arte constitui um domínio privilegiado por uma certa noção comum do património. Analisando um conjunto de casos socio-históricos precisos, os dos regimes totalitários deste século (entre os quais privilegia como objecto de estudo o nazismo e o estalinismo), Claude Rivière, na base de uma construção heurística do conceito de rito, oferece ao leitor uma rica perspectiva sociológica e antropológica da arte e do seu modo de inserção no funcionamento destes regimes, regimes que fizeram do cerimonial político uma «arte de propaganda maior», apta a dizer com impacto a ordem social pretendida pelo regime, dando a ver através de uma «dramatização ritual», na qual os elementos e formas são retomados e reafirmados de maneira redundante pelas «obras de arte» da época.

Résumé
L’art constitue un domaine privilégié par une certaine notion commune du patrimoine. Analysant un ensemble de cas socio-historiques précis, celui des régimes totalitaires en ce siècle (parmi lesquels il privilégie à titre d’object d’étude le nazisme et le stalinisme), Claude Rivière, sur la base d’une mise em oeuvre heuristique du concept de rite, offre au lecteur une riche mise em perspective sociologique et anthropologique de l’art et de son mode d’insertion dans le fonctionnement de ces régimes, régimes qui firent du cérémonial politique un «art de propagande majeur», apte de dire avec effet l’ordre social voulu par le régime, en le donnant à voir au moyen d’une «dramatisation rituelle», dont les éléments et formes sont repris et réaffirmés de manière redondante par «ouvres d’art» de l’époque.

Abstract
Art is a domain privileged by a certain common notion of patrimony. Analysing a set of precise social historical cases, those of the totalitarian regimes of this century (amongst them privileging as object of study, nazism and stalinism), Claude Rivière, at the base of a heuristical construction of the concept of rite, offers the reader a rich sociological and anthropological perspective of art and it’s way of inserting in the running way of these regimes, regimes which have done with the political ceremonial a «art of major propaganda», fit to say with impact the social order wanted by the regime, leading through a «ritual dramatization», in which the elements and shapes are taken and affirmed in a redundant manner by the «art works» of the time.

Experiências Museológicas numa comunidade de S. Miguel, Açores.
Ana Duarte

Resumo
O líder e organizador do Museu desta comunidade açoriana foi o pároco, movido por um desejo pessoal, fundado numa memória de situações de infância e juventude. A primeira colecção recolhida foram as alfaias litúrgicas da antiga igreja, que foi demolida para dar lugar a uma nova igreja. A segunda colecção, que começou a ficar em reserva no espaço de culto (sacristia), foi a dos instrumentos agrícolas da comunidade. As colecções resultantes destas recolhas foram posteriormente colocadas num edifício anexo à igreja, mais tarde, desenvolveram-se outros núcleos dispersos pela freguesia.
A problemática que orientou a abordagem do tema insere-se no conjunto de preocupações que têm vindo a ser desenvolvidas pelo Movimento para uma nova Museologia.
Durante a minha estadia nesta ilha açoriana, entrevistei toda a população da freguesia, para conseguir respostas mais concretas relativamente às perguntas que nortearam o meu trabalho, tendo em conta que em Portugal pouco se tem escrito em termos de reflexão sobre a relação comunidade-museu, a construção da memória social, a memória colectiva e a avaliação das competências adquiridas pelos públicos nas visitas aos Museus.

Résumé
Le meneur et organisateur du Musée de cette communauté des Açores a été le curé de la paroisse, mû par un désir personnel, fondé dans une mémoire de situations d’enfance et de jeunesse. La première collection recueillie a été celle des effets liturgiques de l’ancienne église, qui fut démolie pour faire place a une nouvelle Eglise. La deuxième collection, qui commença à être mise en réserve dans l’espace de culte (sacristie), fut celle des intruments agricoles de la communauté. Les collections résultant de ce récolte ont été placées par la suite dans un bâtiment anexe à l’église, plus tarde, on developpa d’autres centres dispersés par la paroisse.
La problématique qui a orienté l’abordage du théme s’insére dans l’ensemble de préocupations qui sont en cours de developpement par le Mouvement pour une nouvelle Muséologie.
Pendant mon séjour dans cette île des Açores, j’ai interviewé toute la population de le paroisse, pour réussir des réponses plus concrétes en rapport aux questions qui ont mené le travail, prennant en compte qu’au Portugal on écrit peu en termes de réflection sur le rapport communauté-musée, la construction de la mémoire sociale, la mémoire colective et l’évaluation des compétences acquises par les publics lors des visites aux Musées.

Abstract
The leader and organizer of the Museum of this azorean community was the priest of the parish, lead by a personal desire, founded in an memory of childhood and youth situations. The first collection to be gathered was the one of religious items from the old church. The second collection, which was put in reserve in the cult place, was the one of the agriculture instruments of the community. The resulting collections, were placed in a building next to the church, later, other centres were developed scattered in the county.
The approach to them was lead by a problematic inserted in the whole of the preoccupations which have been developed by the Movement for a new Museology.
During my stay in this azorean island, I’ve interviewed the entire population of the county, to achieve more precise answers to the questions leading my work, having in though that in Portugal little has being written in reflexion about the relation community-museum, the construction of the social memory, the collective memory and the evaluation of the competences acquired by the audiences while visiting the museums.

Entre o local e o global: a cultura como argumento.
Margarida Santos

Resumo
O termo «cultura» parece ter entrado definitivamente no vocabulário corrente. Mencionado quase diariamente nos media de comunicação de massas, é também, a maior parte das vezes, com este termo que se exprimem as afirmações identitárias emanantes das comunidades locais. A hipótese de pesquisa inerente ao estudo dos «costumes políticos da cultura» (Brett Williams, 1991) exige a revisão crítica dos conceitos habitualmente elaborados para descrever a articulação do local e do global. No actual período de reflexão que a disciplina conhece, este problema focalizou a atenção dos antropólogos.
Estudando aqui as modalidades segundo as quais, na região de Sintra, várias aldeias e grupos de animadores locais investem «o seu» património e as «suas» tradições, tentaremos avaliar a capacidade do discurso antropológico em explicar estes fenómenos contemporâneos.

Résumé
Le terme «culture» paraît être définitivement entré dans le vocabulaire courant. Mentionné presque chaque jours dans les media de communication de masse, c’est aussi le plus souvent en ce terme que s’expriment les affirmations identitaires émanant des communautés locales. L’hypothèse de recherche engagée dans l’étude des «usages politiques de la culture» (Brett Williams, 1991) exige la révision critique des concepts habituallement élaborés pour décrire l’articulation du local et du global. Dans l’actuelle période de réflexion que connaît la discipline, ce problème a focalisé l’attention des anthropologues.
En étudiant ici les modalités suivant lesquelles dans la région de Sintra plusiers villages et groupes d’acteurs de la vie locale investissent «leur» patrimoine et «leurs» traditions, nous nous efforcerons d’évaluer la capacité du discours anthropologique à expliquer ces phénomènes à la lumière des acquis récents de la discipline.

Abstract
The word culture seems to have entered into current’s vocabulary. We can hear it not only almost everyday on the media, but also from local communities which find the idea of culture a suitable argument for founding their identity statements. The study of how culture can be used with political aims (Brett Williams, 1991) demands a critical review of the concepts usually taken for describing the local/global relations. This subject has been drawing the attention of anthropologists.
By discussing the ways in which some villagers and other local groups invest on their heritage and on their traditions, we hope to contribute as well to illustrate the anthropological view capacity in dealing with the contemporary phenomenons.

A Memória, a Cidade e o Rio: um estudo de memória social como base para um projecto de musealização.
Ângela Luzia

Resumo
O projecto de investigação que o artigo apresenta procura estabelecer o módulo de identidade que permite legitimar os núcleos históricos da cidade de Almada e do Cais do Ginjal como sítios, módulo de identidade esse que sustentará uma intervenção museológica.
Situámo-nos num quadro teórico que equaciona, simultaneamente, a memória, memória social, património, identidade, cultura e desenvolvimento local.
Da investigação desenvolvida emergem, como grandes áreas temáticas de uma proposta de musealização, o espaço, o tempo e o trabalho a partir da construção de uma memória social que remonta aos anos 20 do presente século.

Résumé
Le project d’enquête que l’article présent cherche a établir le module d’identité qui permettre de légitimer les centres historiques de la ville d’Almada e du Quai de Ginjal comme des sites, module d’identité qui assurera une intervention muséologique.
Nous nous sommes situés dans un quadre théorique qui équationne simultanement la mémoire, mémoire sociale, patrimoine, identité, culture et developpement local.
De cette enquête émergent, comme des grands aires thématiques d’une proposition de muséalisation, l’espace, le temps et le travail partant de la construction d’une mémoire sociale qui remonte aux années 20 de ce siècle.

Abstract
The project of research presented by the article try to establish the identity module which permits to legitimise the historical nucleus of the city of Almada and of Ginjal’s Docks as sites, module of identity which will sustain a museological intervention.
We stand on a theoretical board equationizing simultaneously the memory, social memory, patrimony, identity, culture and local development.
Like large thematic areas from a proposal of musealisation, are emerging from the developed investigation, the space, the time and the work from the construction of a social memory coming from this century 20’s.

Entrevista

O Homem como Património com António Bracinha Vieira
Entrevista realizada por Ângela Luzia e Miguel Peixoto.

Recensões

  • Signum Salomonis. A Figa. A Barba em Portugal. Vasconcelos, José Leite de; Dom Quixote, 1996.
    (por José Gato)
  • Retrato de Aldeia com Espelho, Ensaio sobre Rio de Onor. Brito, Joaquim Pais de; Dom Quixote,1996.
    (por Sónia de Almeida)
  • O Estado Novo e os Seus Vadios – Contribuição para o estudo das identidades marginais e da sua repressão. Bastos, Susana Pereira; Dom Quixote, 1997.
    (por João Carlos Louçã)
  • Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Pereira, Fernando António Baptista, Ed. CTT/Clube dos Coleccionadores, 1996.
    (por Teresa Cardoso)
  • Para uma Epistemologia do Discurso e da Prática Antropológica. Casal, Adolfo Yañes, Ed. Cosmos, 1996.
    (por Pedro Félix)
  • Arte Primitiva. Boas, Franz; Fenda Edições, 1996.
    (por Susana Durão)
 

 

 

 

     
  Untitled Document