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Revista Arquivos da Memória
   
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Arquivos da Memória Inicio »Revista Arquivos da Memória» Nova Série 5/6 Resumos
 

 

"Antropologia, Arte e Imagem "


RESUMOS / RÉSUMÉS / ABSTRACTS

 

Curating contemporary art and the critique to lusophonie
Inês Costa Dias

Curadoria de arte contemporânea - Lusofonia - Pós-colonialismo
Commissariat d'art contemporain - Lusophonie - Postcolonialisme
Curating contemporary art - Lusophonie - Postcolonialism

Resumo
Desde a década de 1990 que se assiste, em Portugal, a um crescendo interesse por parte das ciências sociais, no pós-colonialismo nacional. Será que encontramos esse entusiasmo na arte contemporânea Portuguesa e sua curadoria?
Tentarei dar uma resposta a esta questão através da análise de três exposições de arte contemporânea, que se realizaram no espaço geográfico lusófono, que foram comissariadas por curadores portugueses, ou residentes em Portugal, e cujo discurso curatorial apresentado se constituiu como uma reflexão pós-colonial localizada na experiência portuguesa.
As exposições que serão analisadas são: Imagens de Troca (1998), Um oceano inteiro para nadar (2000) e Réplica e Rebeldia: Artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique (2006).

Résumé
Depuis les années 90, il existe au Portugal un interêt croissant de la part des sciences sociales envers le post-colonialisme national. Cet enthousiasme trouve-t-il son pareil dans le domaine de l’art contemporain Portugais et son commissariat? 
J’essaierai de répondre à cette question en analysant trois expositions d’art contemporain réalisées en pays lusophones, dont le commissaire est portugais, ou résident au Portugal, et dont le discours curatorial présente une réflexion post-coloniale attentive à l’expérience Portugaise.
Ces trois expositions sont les suivantes: Troca de Imagens (1998), Um oceano inteiro para nadar (2000) e Réplica e Rébeldia: artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique (2006).

Abstract
Since the 1990s we have witnessed an increasing interest, from the Portuguese humanities and social sciences, in the postcolonial Portuguese issues. Can we find a similar movement in Portuguese contemporary art practices and in curating?
I will try to give an answer to these questions by analysing some contemporary art exhibitions that focused on the lusophone geographical space, by curators that are Portuguese or based in Portugal, and which built their curatorial discourse upon a reflection on the postcolonial.  The exhibitions are Trading Images(1998), Spanning an Entire Ocean (2000) and Replica and Rebellion: Artists from Angola, Brazil, Cape Verde and Mozambique (2006).


A imagem é uma arma: a propósito de riscos e rabiscos no Bairro Alto
Ricardo Campos

Graffiti - Street-Art - culturas juvenis - cidade - Bairro Alto
Graffiti - Street-Art - cultures juvenils - ville - cultures des jeunes - Bairro Alto
Graffiti - Street-Art - youth cultures - city - Bairro Alto

Resumo
A cidade contemporânea é um artefacto cultural em constante mutação, o resultado de forças históricas e de dinâmicas sócio-culturais díspares. Diferentes usos e representações do espaço ajudam a compor este habitat, simultaneamente vibrante e complexo. O espaço metropolitano é, por isso, lugar de contendas de natureza simbólica, colisões entre visões e apropriações do território que nem sempre convivem harmoniosamente. Afirmando-se como terreno híbrido que abriga diferentes actores e interesses, o Bairro Alto lisboeta é um bom exemplo destas dinâmicas conflituais. Neste artigo pretende-se reflectir sobre as linguagens visuais ilegais que nos últimos anos foram preenchendo a paisagem deste local, suscitando a atenção dos media e medidas políticas e urbanísticas por parte dos poderes públicos. Este é um lugar histórico da cidade, uma atracção turística que exige preservação e dificilmente suporta intervenções que interfiram nesta imagem fabricada. O graffiti e a street art executados neste bairro são, neste artigo, entendidos como exercícios estéticos e políticos, recursos expressivos tomados por diferentes actores numa cidade em constante negociação.


Résumé
La ville contemporaine est un artefact culturel dans une mutation continue, le résultat de  forces historiques et de dynamiques socioculturelles disparates. Des habitudes et des représentations différentes de l’espaceaident à composer cet habitat à la fois  vibrant et complexe. C’est pourquoi l’espace métropolitain est  un lieu de  disputes de nature symbolique, de conflits entre des visions et des appropriations du territoire qui  ne  cohabitent pas toujours harmonieusement. En s’affirmant comme un terrain hybride qui abrite des acteurs et des intérêts différents, le Bairro Alto de Lisbonneest unbon exemple de ces dynamiques conflictuelles.
On prétend réfléchir sur les langages visuels illégaux  qui, dans les dernières années, ont rempli le paysage de cet espace, suscitant l’attention des media et  provoquant des mesures politiques et urbanistiques de la part des pouvoirs publiques. Celui-ci est un lieu historique de la ville, une attraction touristique qui exige d’être préservé et supporte difficilement des interventions qui interfèrent avec cette image fabriquée. Dans cet article, les graffiti et le street art exécutés dans ce quartier, sont considérés comme des exercices esthétiques et politiques,  des moyens d’expression utilisés par des acteurs dans une ville qui est en  permanente négociation

Abstract
The contemporary city is a constantly shifting cultural artefact, the historical result of divergent socio-cultural movements. Different uses and representations of space contribute to the peculiar shape of this complex and vibrating habitat. Multiple visions and appropriations of space take place in this territory, turning the city in to a place of constant symbolic conflicts. The Bairro Alto in Lisbon, sheltering different agents, interests and wills, is a good example of this differing dynamics. In this article I propose a reflection concerning the illegal visual expressions that have recently invaded this historical district. Graffiti and street art are visual manifestations that can be understood as political and aesthetics devices, fundamental expressive resources in the negotiation of power and agency in the urban environment.


Poder ver, poder saber. A fotografia nos meandros do colonialismo e pós-colonialismo
Carlos Barradas

fotografia - colonialismo - pós-colonialismo - poder simbólico - representação - regulação - emancipação
photographie - colonialisme - post-colonialisme - pouvoir symbolique - représentation - régulation - émancipation
photography - colonialism - post-colonialism - symbolic power - representation - regulation - emancipation

Resumo
Sobre a fotografia pesa uma herança pesada. O seu uso enquanto instrumento envolvido numa estratégia de produção de inferioridade e de manutenção das relações desiguais de poder motivadas pelo domínio colonial tornaram-na, em tempos, metáfora do imperialismo. Com o posterior desaparecimento das administrações coloniais e das suas fronteiras jurídico-políticas, entrámos no período designado por pós-colonialismo. Todavia, a desaparição daquelas demarcações não se traduziu na ausência social actual de algumas características distintivas do colonialismo, nomeadamente a subvalorização do “Outro” a partir do olhar dos países outrora colonizadores. Nesse sentido, o próprio papel da fotografia foi alterado, não só em função dessa existência presente de opressões decorrentes do período colonial, mas também pelas novas abordagens e produções fotográficas tanto dos países ditos “centrais” como a partir dos locais tradicionalmente associados à “inferioridade”. Este artigo explorará, assim, qual o poder simbólico que a fotografia assumiu no passado e arroga no presente, reportando-se à sua dupla face, simultaneamente reguladora e reivindicativa, simultaneamente opressora e libertadora.

Résumé
Sur la photographie pèse un lourd héritage. Le recours à la photo comme instrument stratégique de production de l’infériorité et de maintien des inégalitaires relations de pouvoir motivées par la domination coloniale, l’ont changée, a une période donnée, en métaphore de l’impérialisme. Avec la disparition des administrations coloniales et de leurs frontières juridico-politiques, nous entrons dans l’ère du post-colonialisme. Toutefois, la disparition des dites frontières ne c’est pas traduite en une disparition immédiate de toutes traces caractéristiques du colonialisme, notamment en ce qui concerne la sous valorisation de «l’Autre» à partir du regard des pays autrefois colonisateur. Dans ce sens, le rôle de la photographie souffre une transformation, non seulement en raison de la continuité d’oppression qui découle de la période coloniale, mais aussi à partir des nouvelles approches et productions photographiques des pays dit «centraux», comme à partir des endroits traditionnellement associés à «l’infériorité». Cet article tentera de cerner le pouvoir symbolique que la photographie a assumé aussi bien par le passé comme aujourd’hui, en se reportant à sa double face, régulatrice comme revendicative, oppressive comme libératrice.

Abstract
A heavy heritage hovers upon photography. Its use as an instrument involved in a strategy of inferiority production and maintenance of unequal power relations motivated by the colonial domain had formerly transformed it into a metaphor of imperialism. With the subsequent disappearance of colonial administrations and their political-juridical borders, we have entered the period commonly assumed as post-colonialism. However, the fading of those boundaries did not render invisible some of the distinguishable characteristics of colonialism, namely the undervaluation of the “Other” from the point of view of the once colonizing countries’ gaze. In that sense, photography’s role itself has been distorted, not only based on the current existence of oppressions deriving from the colonial period, but also in relation to the new approaches and photographic productions from both the “central” countries as well as from the traditionally “inferiorised” places. This article will explore the symbolic power that photography held in the past and advocates in the present, drawing from its double side, simultaneously regulatory and challenging, simultaneously oppressive and liberating.

Representações indígenas na telenovela mexicana: uma abordagem desde a análise do discurso e da semiótica da cultura
Elisa Alves

meios de comunicação - melodrama - racismo - indígena - análise do discurso - semiótica da cultura
moyens de communication - feuilleton - racisme - indigène - analyse du discours - sémiotique de la culture
mass media - discours analysis - soap opera - racism - indigenous culture - semiotics of culture

Resumo
Este trabalho procura contribuir para o diagnóstico do racismo no México, utilizando uma perspectiva teórico-metodológica baseada na análise do discurso e na semiótica da cultura. Analisamos os discursos e os estereótipos que se revelam na telenovela Maria Isabel, pela sua significação social, especialmente na sua dimensão cultural interétnica – a telenovela reflecte dinâmicas de confronto cultural entre a cultura popular indígena e a cultura de elite mexicana. Esse encontro está mediado por concepções deturpadas e essencialistas sobre a cultura indígena em geral, pelo qual justificamos este tipo de representações como racistas.

Résumé
Cet étude essaie de contribuer au diagnostic du racisme au Mexique, en utilisant une perspective théorico-méthodologique basée sur l’analyse du discours et de la sémiotique de la culture. Nous analysons les discours et les stéréotypes présents dans le feuilleton Maria Isabel, par sa signification sociale, spécialement dans sa dimension culturelle interethnique.  Ce feuilleton reproduit notamment  les différentes dynamiques du conflit culturel entre la culture populaire indigène et la culture de l’élite mexicaine. Cette rencontre est remplie de representations essentialistes sur la culture indigène en général et c'est pour cela qu’on se permet de qualifier ce genre de représentations de racistes.

Abstract
This work tries to contribute to the diagnosis of the racism in Mexico, using a theoretical-methodological perspective based on the analysis of the speech and on the semiotics of culture. We analyze the speeches and the stereotypes that are exposed in the soap opera Maria Isabel, for their social significance, specially in their cultural interethnic dimension - the soap opera reflects dynamics of confrontation between the popular indigenous culture and the culture of Mexican elite. This meeting is framed by distorted and esencialists ideas on the indigenous culture in general, for which we justify this type of representations as racist.


Imaginando Kolkata: O Turismo Internacional e as Representações de Terceiro Mundo em Photovoice
Sandra Marques

Turismo Internacional - Kolkata - Análise de Discurso - Semiótica - Imagens - Photovoice - Terceiro Mundo
Tourisme International - Kolkata - Analyse du Discours - Sémiotique - Images - Photovoice - Tiers Monde
International Tourism - Kolkata - Discourse Analysis - Semiotics - Images - Photovoice - Third World

Resumo
O mundo que conhecemos, sobre o qual reflectimos e dizemos, é discursivamente construído através de uma rede mais ou menos densa de conceitos mediadores entre o objecto (referente) e as palavras ou imagens pictóricas que lhe associamos. Assumindo como central o recurso epistemológico da partilha de espaço de reflexão pelas partes directamente envolvidas no encontro do turismo internacional na cidade de Kolkata, West Bengal, Índia, foi efectuada uma aproximação aos objectos Imagens e Turismo através da didáctica combinada às metodologias visuais reflexivas, utilizando o Photovoice como basilar. A partir da análise das fotografias e histórias contadas, foram identificadas persistências que conduziram à definição de um dos eixos temáticos dominantes nas narrativas para representação de Kolkata e dos seus habitantes e que será objecto de análise neste texto: as metanarrativas produzidas sobre o Terceiro Mundo.

Résumé
Le monde tel que nous le connaissons, le réfléchissons et le disons est construit de façon discursive à travers un réseau plus ou moins dense de concepts de médiation entre l'objet (afférent) et les mots ou les images que l’on associe. En assumant la centralité de l'élément épistémologique du partage de l’espace de réflexion par les parties directement impliquées dans la rencontre du tourisme international dans la cité de Kolkata, Bengale Occidental, en Inde, nous avons fait une approche aux objets Images et Tourisme par une didactique combinée avec des méthodologies visuelles réflexives, en utilisant comme base le Photovoice. A partir de l'analyse de photographies et d’histoires racontées, des persistances ont été identifiés et ont conduit à la définition d’un des axes thématiques dominants dans les récits qui représentent Kolkata et ses habitants, cet axe faisant l’objet d’une analyse dans ce texte: les méta-narrations produites sur le Tiers Monde.

Abstract
The world we know, over which we reflect and say about, is discursively constructed through a network more or less dense of mediating concepts between the object (referent) and the words or pictorial images we associate to it. Assuming as central the epistemological assumption of sharing the space for reflection by the parts involved in the international tourism encounter in Kolkata, West Bengal, India, it was made an approach to the objects Images and Tourism through a dialectic combination of visual reflexive methodologies, namely through the use of Photovoice. From the analysis of the photographs and stories told, were identified persistences that led to the identification of one of the thematic axes prevailing in the narratives about Kolkata and its inhabitants, and which will be the subject under discussion in this text: the metanarratives produced about Third World.

La construction du regard en anthropologie de l'éducation: une ethno-pédagogie de l'image
Christine Escallier

antropologia - etnografia - imagem - inema etnográfico - educação do olhar
anthropologie - ethnographie - image - cinéma ethnographique - education du regard
anthropology - ethnography - image - ethnographic cinema - glance's education

Resumo
A leitura e a compreensão duma imagem, faz-se a partir das representações e dos questionamentos individuais que devem ser postas em paralelo com os conhecimentos doutos (cultura geral e/ou específica) a fim de construir uma situação de aprendizagem. Isto significa interrogar os mecanismos implicados na construção do olhar e no desenvolvimento do pensamento visual, integrando as diferentes dimensões da personalidade complexa - cognitividade, perceptibilidade, afectividade e conhecimento.
Todas as sociedades vivem numa superabundância de imagens que a chegada da fotografia, do cinema, da televisão e da Net reforçou. O exercício do olhar deve então incessantemente ser alimentado por diversas leituras de obras literárias mas também artísticas, que educam o olhar. Como qualquer aprendizagem, a do olhar é objecto de uma pedagogia.
Em antropologia, o olhar que se exerce, ao mesmo tempo, sobre o ser e o objecto - ou seja o testemunho - mas igualmente sobre o gesto e a postura - a linguagem técnica -, permite criar uma imagem. Para a descrever, a antropologia, como qualquer ciência, possui um vocabulário próprio que a fotografia e o filme etnológico vêm enriquecer, permitindo uma leitura e uma interpretação das formas e dos movimentos em termos de coerência interna com diferentes elementos referentes às culturas que constroem o objecto e o pensamento.
Este artigo propõe uma utilização do olhar especificamente etnográfico como método pedagógico na formação dos alunos. Esboçando o que é o olhar ethnoantropológico de terreno, destaca a questão cultural do sentido crítico das nossas observações, e por conseguinte a necessidade de associar, na construção deste olhar, método e pedagogia.

Résumé
La lecture et la compréhension d'une image se fait à partir de représentations et de questionnements individuels qui doivent être mis en parallèle avec les savoirs savants (culture générale et/ou spécifique) afin de construire une situation d'apprentissage. Pour cela, il faut s’interroger sur les mécanismes impliqués dans la construction du regard et dans le développement de la pensée visuelle, en intégrant les différentes dimensions de la personnalité complexe: cognitivité, perceptivité, affectivité et connaissance.
Toute société vit dans une débauche d'images que l'arrivée de la photographie, du cinématographe, de la télévision et d’Internet a renforcée. L’exercice du regard doit être alors sans cesse nourri par diverses « lectures » d’œuvres, à la fois littéraires et artistiques, ou toute autre création de l’esprit qui éduque le regard. Comme tout apprentissage, celui du regard fait l’objet d’une pédagogie.
En anthropologie, le regard que l’on porte à la fois sur l’être et l’objet - c’est-à-dire le témoin - mais également sur le geste et la posture - autrement dit le langage technique - permet de créer une image. Pour décrire celle-ci,  l’anthropologie, comme toute science, possède un vocabulaire propre que la photographie et le film ethnologique viennent enrichir, permettant une lecture et une interprétation des formes et des mouvements en termes de cohérence interne avec différents éléments référents aux cultures qui façonnent le sujet et la pensée.
Cet article propose une utilisation du regard spécifiquement ethnographique comme méthode pédagogique dans la formation des élèves. Ébauchant ce qu’est le regard ethno-anthropologique de terrain, il met en évidence la question culturelle du sens critique de nos observations, et donc de la nécessité d’associer, dans la construction de ce regard, méthode et pédagogie.

Abstract
The reading and comprehension of an image implies the representations and of individual questionings which must be put in parallel with the erudite knowledge (general culture and/or specific) in order to build a training situation.
Therefore, it is necessary to question the mechanisms implied in the construction of the glance and the development of the visual thought, by integrating various dimensions of the complex personality - cognitivity, perceptivity, affectivity and knowledge
All societies live in a turmoil of images which was reinforced by the arrival of photography, cinema, television and the Net. The exercise of the glance must be then unceasingly nourished by various readings, artistic and literary works too which educate the glance. Like any king of training, that of the glance is the subject of a pedagogy.
In anthropology, the glance which one carries at the same time on the being and the object - i.e. the witness - but also on the gesture and the posture - the technical language -, allows to create an image. To describe this one, anthropology, like any science, has a clean vocabulary that photography and the ethnological films come to enrich, allowing a reading and an interpretation of the forms and movements in terms of internal coherence.
This article proposes a use of the specifically ethnographical glance as a teaching method in the formation of the pupils. Outlining what is the ethno-anthropological glance, it highlights the cultural query of the critical direction of our observations and thus of the need to associate, in the construction of this glance, method and pedagogy.

Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela
José Filipe Costa

revolução - documentário - cinema militante - cinema observacional
révolution - documentaire - cinéma militant - cinéma d'observation
revolution - documentary - militant cinema - observational cinema

Resumo
Este artigo questiona o lugar particular do filme Torre Bela (1977), de Thomas Harlan, na história do cinema português. Neste sentido, também se analisa o modo como a equipa de Harlan interferiu sobre os acontecimentos na herdade da Torre Bela e de que forma esta acção se insere numa determinada concepção de cinema.

Résumé
Cet article s'interroge sur la place singulière qu'occupe le film Torre Bela (1977), de Thomas Harlan, dans le cinéma portugais. Ce faisant, il analyse également la manière dont l'équipe de Harlan a influencé les événements qui ont eu lieu dans la propriété de Torre Bela et dans quelle mesure cette action s'inscrit dans une conception donnée du cinéma.

Abstract
This article assesses the singular place of the film Torre Bela (1977), directed by Thomas Harlan, in the history of Portuguese cinema. To do so, it also looks at how Harlan’s team interfered with the events that happened in Torre Bela’s estate and how this action can be seen as part of a certain conception of cinema.


Une ouvrière à la tribune :
mémoire des images et anthropologie de la mémoire
Nadejda Tilhou

antropologia - terreno - memória - acontecimento - imagem - revolução - mulheres
anthropologie - terrain - mémoire - événement - image - révolution - femme
anthropology - field - memory - event - image - revolution - women

Resumo
Acontecimento e imagem tornaram-se indissociáveis na idade contemporânea. A memória colectiva de um determinado acontecimento passa por uma relação com arquivos. Neste contexto, como constrói a antropologia da memória o seu objecto ? Tentaremos responder através do estudo de um caso específico, o da memória das protagonistas da luta da Sogantal, ocorrida entre 1974 e 1976 em Portugal. Aquela experiência de controlo operário, gerida por um colectivo de mulheres, representou de facto um emblema do PREC.

Résumé
Evénement et image sont devenus indissociables à l’époque contemporaine. La mémoire que gardent les individus d’ un événement passe par des archives visuelles – photographies, films. Comment, dans ce contexte, une anthropologie de la mémoire construira-t-elle son objet ? On tentera de répondre à cette question à travers l’étude de la mémoire collective de la lutte de la Sogantal (Portugal , 1974-1976). Cette autogestion ouvrière, menée par un collectif exclusivement féminin, a en effet représenté un emblème de la période révolutionnaire portugaise.

Abstract
Events and pictures have become indissociable in the contemporary time. Memory that people keep from single event is also built through visual archives – photography, movie. In this context, how an antropology of social memory will built its object ? We will try to answer this question through the study of the collective memory of the Sogantal’s struggle. This self-management experience, led by young womenworkers, was indeed an emblem of the portuguese revolutionary time.

 

 

 

 

 



 

 

 

 

     
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