"Mundos Urbanos e Contemporaneidade "
RESUMOS / RÉSUMÉS / ABSTRACTS
Objectos Deslocalizados e Método. Outras Escalas na Abordagem Antropológica
Ana Costa
Antropologia; Trabalho de Campo; Metodologia; Espaço; Território; Cultura; Bairro, Cidade
Anthropologie; Travail de Champ; Méthodologie; Espace; Territoire; Culture; Quartier, Ville
Anthropology; Field work; Methodology; Space; Territory; Culture; Quarter, City
Resumo
Reflexão sobre o papel actual da Antropologia no estudo da temática urbana. Com base no relato de uma experiência de trabalho de campo em terreno urbano (num bairro de construção em altura) aborda-se a reformulação dos instrumentos conceptuais de análise e a sua adequação a novas escalas, relacionais e espaciais. Como se encontra a linha condutora, resistente à dispersão provocada pela multiplicidade de dimensões presentes em terrenos urbanos? Como se estudam diferentes estruturas relacionais e diferentes sistemas de representações num mesmo espaço físico? A relação entre o urbanismo, as políticas sociais e o fenómeno urbano (nas várias dinâmicas impressas, na cidade, por quem nela vive) e as identidades e formas de territorialidade emergentes desses interstícios físicos e simbólicos.
Résumé
Réflexion sur le rôle actuel de l'Anthropologie dans l'étude de la thématique urbaine. Sur base d'une expérience de travail de champ dans un terrain urbain (un quartier de construction verticale en grande échelle) s'aborde la reformulation des instruments conceptuels d'analyse et son adéquation à cette nouvelles échelles, relationnelles et spatiales. Comment se trouve la ligne conductrice, résistante à la dispersion provoquée par la multiplicité de dimensions présentes dans des terrains urbains? Comment s'étudient différentes structures relationnelles et différents systèmes de représentations dans un même espace physique? La relation entre l'urbanisme, les politiques sociaux et le phénomène urbain (dans les plusieurs dynamiques imprimúx, dans la ville, par les personnes qui l'habitent) et les identités et les formes de territorialité émergentes de ces interstices physiques et symboliques.
Abstract
This working paper concerns the anthropological analysis of the urban phenomenon. Trough the first hand report of a field work experience in a specific urban area- a residential quarter, are place under discussion the reformulation of the conceptual instruments of anthropological analysis now transpose in a new scale, so much physical as relational. How do find the conducting line that makes the analysis resistant to the dispersion that the multiplicity of dimensions in urban areas provokes? How to study different relational structures and different representation systems in the same physical space? The relation between urbanism, social politics and the urban phenomenon (as the result of various dynamics in the city produced by those who live in there) and the identities and ways of territoriality that are constantly emerging from those physical and symbolic margins.
Poverty Political Discourse and its Effects – Portuguese Hindus Between Shanty Town and the Social Housing Estate
Rita d'Ávila Cachado
Habitação social, políticas públicas, discurso da pobreza
Logement social, politiques publiques, culture de la pauvreté
Social housing, public policy, poverty discourse
Resumo
A Quinta da Vitória é um bairro de barracas que foi incluído no Programa Especial de Realojamento (PER), introduzido pelo governo português em 1993, com o objectivo de acabar com as barracas. Uma parte da população Hindu da Área Metropolitana de Lisboa vive nesse bairro.
A legislação do PER é contemporânea de um discurso político contra a pobreza (que o Plano Nacional de Luta Contra a Pobreza atesta), centrado na ideia de que as populações residentes nas barracas são essencialmente pobres. No entanto, os trabalhadores sociais verificaram uma distorção entre orçamentos familiares e tipos de consumo, e suspeitaram da necessidade de muitas famílias em serem realojadas em habitação social. A burocracia associada ao PER funcionou como forma de vigilância sobre a população Hindu da Quinta da Vitória. Este artigo explora os efeitos de um discurso sobre a pobreza e as estratégias da população Hindu, na tentativa de manter o seu direito a uma habitação social.
Résumé
Quinta da Vitória c’est un biddonville que fait partie du Programme Special de Relogement (PER), developpé par le government portugais depuis 1993, avec le but de en finir avec les biddonvilles. Une partie de la population hindou de la region de Lisbonne habite ce quartier.
La legislation du PER est contemporaine d’un discours politique contre la pauvreté, centré dans l’idée que les populations qui habitent les biddonvilles sont essenciellement pauvres. Par contre, les travailleurs sociaux ont verifié une distorcion entre budgets familiales et types de consomation et ont commencé a se poser la question sur la vrai necessité de beaucoup de familles d’être relogés. La bureaucracie associée au PER a fonctionnée comme mode de vigilance sur la population hindou de la Quinta da Vitória. Cette article developpe les effets d’un discourse sur la pauvreté et les stratégies de la population hindou dans le but de mantenir son droit au logement social.
Abstract
Quinta da Vitória is a so-called shanty town that was included in the Slum Relocation Programme (Programa Especial de Realojamento - PER), developed by Portuguese government in 1993. Part of the Hindu population resident in Great Lisbon lives in Quinta da Vitória. Parallel to PER legislation, a political discourse directed against poverty was forested, centred in the idea that the population composing these neighbourhoods was essentially poor. However, as social workers witnessed, a distortion in terms of domestic incomes and politics of consumption, a suspicion grew over the real social housing needs of these communities. Under the sway of this suspicion, the Portuguese state bureaucracy – a necessary feature to apply the PER programme – worked as means of surveillance, especially over the Hindu population. This paper goes on to explore these issues in the context of Quinta da Vitoria, concerning the effects of that discourse on poverty and the strategies developed by the Hindu community in their attempt to maintain a right to social housing.
El Trabajo De Habitar. Rehabilitación Autogestionada y Habitación Comunitaria en Berlín
Irene Sabaté Muriel
Habitação - movimentos sociais - cooperativas - estado previdência - mercado imobiliário - relacões de propriedade - reabilitação urbana - Alemanha - Berlin - etnografia
Housing - social movements - cooperatives - welfare state - housing market - property relations - urban renewal - Germany - Berlin - ethnography
Logement - mouvements sociaux - coopératives - état-providence - marché immobilier - relations de propriété - r éhabilitation urbaine - Allemagne - Berlin - ethnographie
Resumo
Verificam-se em Berlim Leste, desde a queda do Muro, alterações profundas no tocante às condições de habitação. Neste contexto, encontramos estratégias de resistência à mercantilização, contratualização e profissionalização das relações de habitação. A partir de dois casos de habitação colectiva (/Hausprojekte/) e de auto-ajuda à construção (/bauliche Selbsthilfe/), observamos aqui a articulação, mais ou menos conflitual, entre o crescimento dos interesses imobiliários, o esforço de alguns moradores na produção das suas próprias condições de habitação, mediante “o trabalho de habitar”, e a intenção estatal de abandonar determinadas áreas de assistência social, delegando responsabilidades tanto no mercado como nas próprias iniciativas cívicas. Uma vez despojadas do seu carácter dissidente, estas são institucionalizadas e promovidas como antídoto à desestruturação social.
Résumé
À Berlin Est, une transformation radicale des conditions du logement a eu lieu depuis la chute du Mur. On observe des stratégies de résistance contre les dynamiques de commercialisation, contractualisation et professionnalisation que l’on remarque dans ce contexte. À partir de deux cas de logement collectif (Hausprojekte) et d’auto-assistance constructive (bauliche Selbsthilfe), on analyse l’articulation –plus ou moins conflictuelle- entre les intérêts immobiliers croissants, les efforts des voisins pour contrôler la condition de leurs logements par moyen du « travail d’habiter » et la volonté de la part de l’État d’abandonner quelques domaines de l’assistance sociale, ce qui représente une délégation de responsabilités au marché ou à des initiatives civiles. Celles-ci, une fois perdu leur caractère dissident, sont institutionnalisées et on les présente comme un remède contre la déstructuration sociale.
Abstract
In East Berlin, a dramatic transformation of housing conditions has taken place since the fall of the Wall. Strategies resisting commodification, contractualization and professionalization can be observed in this context. Drawing on two experiences of collective housing (Hausprojekte) and self-help building (bauliche Selbsthilfe), we will focus on the articulation –more or less controversial- between the growing real-estate interests, the neighbours’ efforts to produce their housing conditions by means of what we call “the work of inhabiting”, and the State’s withdrawal from some realms of the social services, entailing a delegation of responsibilities either to the market or to community initiatives. Such initiatives, once they have lost their dissident nature, become institutionalized and are promoted as an antidote for the weakening of social bonds.
Mudança rápida e excessiva: o caso de uma aldeia da Terra Fria Transmontana
Francisco Leitão
Modernidade, mudança social, tempo, identidade, patrimonialização, descontextualização, recontextualização
Modernité, transformation sociale, temps, identité, patrimonialisation, décontextualisation, récontextualisation
Modernity, social change, time, identity, patrimonialization, de/territorialization
Resumo
Processos radicais de transformação social podem provocar problemas desfasamento entre as identidades perdidas e a tentativa de reformulação das mesmas. Uma aldeia portuguesa do nordeste transmontano serve de exemplo para pensar os atritos existentes num processo que tem emerge necessariamente de toda mudança social: a recontextualização. Sugere-se que um desses atritos, nos casos em que a mudança social foi demasiado rápida e excessiva, seja o facto de as comunidades poderem ficar presas no passado que lhes foi de repente usurpado, tendo, por um lado, dificuldade em libertar-se dele e, por outro, dificuldade em usá-lo para se recriarem. Este é o caso da aldeia do nordeste português analisada, na qual a memória ganhou um peso biográfico excessivo.
Résumé (não disponibilizado)
Abstract (não disponibilizado)
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